A cólica menstrual, também conhecida como dismenorreia, é uma queixa comum, mas quando se torna intensa e persistente, pode ser um sinal de alerta para a endometriose. Configura uma dor pélvica que ocorre antes, durante ou após a menstruação e a intensidade da cólica varia de mulher para mulher, podendo interferir nas atividades diárias.
O diagnóstico definitivo de endometriose é feito por meio de laparoscopia, um procedimento cirúrgico minimamente invasivo que permite a visualização direta da cavidade abdominal e a coleta de biópsia para confirmação histopatológica. No entanto, na maioria dos casos, o diagnóstico é feito com base nos sintomas, exame físico e exames de imagem (ultrassom e ressonância magnética), permitindo o início do tratamento e o acompanhamento sem a necessidade de laparoscopia.


Os exames de imagem permitem, na maioria dos casos, diagnosticar a Endometriose Profunda, que significa que a doença penetrou além do tecido que recobre os órgãos abdominais (peritônio), sendo essa uma situação que pode ser cirúrgica ou não. Entretanto, a endometriose pode se apresentar de forma Superficial e sendo assim, pode não ser identificada em exames de imagem (ultrassonografia ou ressonância magnética), pois ainda não penetrou significativamente os tecidos peritoniais. O importante é: a endometriose causa dores abdominais e pélvicas nos dois casos, sendo ela profunda ou superficial. Sendo assim, você pode ter exames de imagem normais e ainda sim ter focos de endometriose (superficiais) que causam dor. E neste caso, seus sintomas devem ser levados em consideração e você pode, e deve, fazer controle da dor (analgesia) e outros métodos que se apliquem ao seu acompanhamento médico.
Muito importante também, é lembrar que dor pélvica ou cólicas intensas não são sinônimos de endometriose. Você pode ter estes sintomas relacionados a outras patologias ginecológicas! Então, a investigação deve ser ampla e consistente com as suas queixas, idade, histórias clínicas e cirúrgicas prévias.

Dr. Marcos Gomes da Silva – CRMBA 8621 – Médico Especialista em Radiologia e Diagnóstico por Imagem/Ultrassonografia
Dra. Marília Ferreira Gomes da Silva – CRMBA 39532 – Médico Especialista em Radiologia e Diagnóstico por Imagem/Ultrassonografia
Importante: este texto tem caráter informativo e não substitui a consulta médica. Consulte-se sempre com médicos e profissionais de saúde qualificados para obter orientações personalizadas e de boa qualidade técnica.