O ultrassom morfológico do 1º trimestre, deve ser realizado entre a 11ª e a 14ª semana de gestação (idealmente entre 12 e 14 semanas) sendo um exame fundamental para o acompanhamento da gravidez. Podemos dizer que, com certeza, este seja o exame mais importante da gestação.
A ultrassonografia do primeiro trimestre torna-se o exame mais importante da gestação na medida em que podemos:
– Datar a gestação com maior precisão e com um erro máximo de 05 dias;
– Detectar grande parte das malformações fetais neste período;
– Realizar cálculos de risco gestacional para as principais anomalias cromossômicas como:
- a Síndrome de Down (trissomia do cromossomo 21)
- a Síndrome de Edwards (trissomia do cromossomo 18)
– É possível ainda avaliar o risco da gestação evoluir com Doença Hipertensiva ou Restrição de Crescimento Fetal.


E a partir dai, o que poderá ser feito?
- Intervenção Precoce: permitindo o planejamento de intervenções médicas, tanto durante a gestação quanto após o nascimento, melhorando o prognóstico do bebê.
- Aconselhamento Genético: nos casos de risco aumentado para aneuploidias ou malformações, o aconselhamento genético é fundamental para fornecer informações completas e auxiliar na tomada de decisões futuras.
- Tranquilidade para os Pais: os resultados normais proporcionam tranquilidade aos pais, permitindo que desfrutem da gravidez com mais confiança.
Conclusão:
O Ultrassom Morfológico do 1º Trimestre é um exame fundamental para a saúde do seu bebê e para o bom acompanhamento da gestação.
Converse com o seu/sua médico (a) obstetra e agende o seu exame. Informação e prevenção são os melhores aliados da saúde materno-fetal!

Dr. Marcos Gomes da Silva – CRMBA 8621 – Médico Especialista em Radiologia e Diagnóstico por Imagem/Ultrassonografia/ Especialista em Medicina Fetal
Importante: este texto tem caráter informativo e não substitui a consulta médica. Consulte-se sempre com médicos e profissionais de saúde qualificados para obter orientações personalizadas e de boa qualidade técnica.