Meu Cardiologista Pediu um Doppler de Carótidas e Vertebrais: o que é isso?

     O Doppler de Carótidas é um exame importante para a avaliação da saúde vascular. Ele avalia as artérias carótidas que são dois grandes vasos sanguíneos localizados em cada lado do pescoço, responsáveis por fornecer sangue do coração para o cérebro, a cabeça e o pescoço.

     Esta é uma ultrassonografia com Doppler, um exame não invasivo que avalia o fluxo sanguíneo destes vasos, detectando possíveis alterações. Ele é utilizado para detectar estenose (estreitamento) das artérias carótidas, placas de ateroma (gordura/colesterol) na parede das artérias, trombose, dissecção (ruptura da parede da artéria) e aneurismas (dilatações anormais da artéria).

     O exame pode ser utilizado para monitorar o fluxo sanguíneo após procedimentos cirúrgicos, como endarterectomia carotídea (remoção da placa de ateroma) ou angioplastia com stent (implante de um tubo metálico para manter a artéria aberta).

     É um exame que participa da rotina cardiológica de cuidados anuais, pode fazer parte de acompanhamentos neurológicos de rotina ou exames vasculares de rotina (do angiologista).

     O Doppler de carótidas é especialmente indicado em casos de:

– Idade avançada;

– Pressão alta, diabetes, colesterol alto, tabagismo, doenças do coração;

– História de “derrame” (AVC) na família ou do próprio paciente;

– Sintomas de: tontura, vertigem, desmaios, perdas de visão temporárias nos olhos etc.

 

Dra. Marília Ferreira Gomes da Silva – CRMBA 39532 – Médica Especialista em Radiologia e Diagnóstico por Imagem/Ultrassonografia

Importante: este texto tem caráter informativo e não substitui a consulta médica. Consulte-se sempre com médicos e profissionais de saúde qualificados para obter orientações personalizadas e de boa qualidade técnica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode se interessar também